Diferenças entre medidas de pluviômetros e do sistema Cyan

Várias pessoas sempre nos perguntam qual a diferença entre as medidas de pluviômetros e do Cyan, qual delas está certa, ou qual delas é melhor. A resposta para estas perguntas é: depende.

As fontes das diferenças entre as medições de pluviômetros e do Cyan podem ser originadas por diversos aspectos. Por exemplo, algo que é sempre bom lembrar, é que o valor do pluviômetro é um valor pontual, e o valor da chuva da fazenda que o Cyan mostra é a média de chuva que estimamos para a fazenda inteira. Ou seja, pode ser que naquele ponto da fazenda onde está o pluviômetro tenha chovido 8mm, mas no restante da fazenda tenha chovido 60mm; nesse caso, o Cyan vai mostrar a média da fazenda inteira. Note que as duas medições podem estar certas, mas elas estão medindo coisas diferentes. Veja a imagem abaixo para ter uma ideia melhor:

Outra coisa que é preciso lembrar é que os meteorologistas que nos ajudaram a montar o sistema nos aconselharam a mostrar o acumulado de chuvas do mapa em função do horário GMT oficial, o horário de Greenwich. Essa é a maneira oficial, então, na verdade, o que você está vendo é a chuva acumulada das 09:00pm às 09:00pm (ou das 10:00pm às 10:00pm se estiver no horário de verão). Se você for comparar os valores, o certo seria fazer esses horários baterem com os pluviômetros, senão isso pode resultar numa diferença bem grande. Outra coisa que você pode fazer é comparar o acumulado da chuva semanal ou mensal, pois assim esse erro é minimizado.

Além disso, pequenas diferenças de medição realmente podem ser algum errinho de medição do nosso sistema. Mesmo ele sendo calibrado com todos os satélites, sensores e estações disponíveis, ainda assim esse valor é uma estimativa, e não uma verdade absoluta. Estamos constantemente validando os resultados do nosso sistema, mas sempre ocorre um pequeno desvio, ou seja, o valor dos pluviômetros nunca baterá exatamente com o sistema.

Finalmente, a questão de qual sistema é melhor depende do tamanho da sua área produtiva. A partir da nossa experiência, vemos que para pequenas propriedades a medida de pluviômetros é suficiente para a gestão da fazenda ou do sítio. Porém, nos casos envolvendo grandes áreas agrícolas, o fato das chuvas no Brasil serem convectivas e super localizadas (por exemplo: pode estar chovendo num canto da fazenda, e noutro canto não chover nada), você sempre ter uma informação completamente espacializada, atualizada e com boa acuracidade é mais importante do que se ter um dado exato de um pluviômetro a cada 10 mil hectares.

A ferramenta de mapa de chuvas do Cyan pela sua abrangência com certeza vai te ajudar a tomar as melhores decisões de manejo e planejamento para toda a sua área. Não falamos isso da boca pra fora: essa informação é frequentemente validada pelos nossos usuários, que estão gostando muito do sistema. Vemos que depois que as pessoas começam a entender essas diferenças, elas não sentem segurança em tomar uma decisão ou analisar uma safra olhando apenas um pluviômetro, pois sabem que aquele número não pode ser extrapolado, ou se extrapolar, essa análise tem grande risco de ser errada.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco! Garantimos que vocês nunca mais verão o clima com os mesmos olhos!