Porque um monitoramento de chuvas eficiente é importante para a sua fazenda

O clima no Brasil é predominantemente tropical e isso determina os tipos de chuvas que temos por aqui. Principalmente no período mais importante de chuvas para a safra agrícola (Outubro a Março), a maioria das chuvas que caem na região Centro-Sul do Brasil são chuvas convectivas, localizadas e conhecidas como “chuva de verão” (da próxima vez que estiver dirigindo, indo de uma fazenda para outra, note quando você liga e desliga o limpador de para-brisa!).  Por isso, as medidas de chuva de uma fazenda para outra na mesma usina podem variar muito de acordo com a extensão das áreas, impactando diretamente na tomada de decisões e no planejamento.

Seu pluviômetro está pegando essas chuvas?

Entender as condições climáticas é fundamental para a agricultura, pois, além de serem um fator determinante na produtividade, as variações meteorológicas também influenciam o calendário de atividades das fazendas. Desta forma, é de extrema importância para o produtor rural ter ao seu alcance as informações mais precisas disponíveis. Com um pluviômetro, os valores de chuva coletados são pontuais e podem não refletir a realidade da fazenda como um todo. Por exemplo, pode ser que naquele ponto da fazenda onde está o pluviômetro tenha chovido 8mm, mas no restante dela tenha chovido 60mm; nesse caso, o Cyan vai mostrar a média da fazenda inteira.

Observe na imagem abaixo como isso evidencia essa diferença de valores entre fazendas tão próximas:

A partir da nossa experiência, vemos que para pequenas propriedades a medida de pluviômetros é suficiente para a gestão da fazenda ou do sítio. Porém, nos casos envolvendo grandes áreas agrícolas, o fato de que as chuvas no Brasil são convectivas e podem ser super localizadas torna essencial ter uma informação totalmente espacializada, atualizada e com boa acuracidade (no lugar) comparado com a alternativa de ter um dado exato de um pluviômetro a cada 10 mil hectares. Falando nisso, quando foi a última vez que você checou se seu pluviômetro está funcionando ou a última vez que ele precisou de manutenção?

A ferramenta de monitoramento de chuvas do Cyan com certeza pode te ajudar a tomar as melhores decisões de manejo e planejamento para toda a sua área, permitindo, por exemplo, que as aplicações de produtos ou outros métodos de controle para prevenir o surgimento das possíveis pragas e doenças seja otimizado. Isso implicará em minimizar os efeitos negativos das grandes chuvas tanto a curto quanto a longo prazo, possibilitando menores perdas e maior lucratividade.

Quer entender mais sobre o impacto da chuva no solo e na produção ou saber de que outras formas essa ferramenta pode te ajudar? Entre em contato conosco!

info@cyan-agro.com | (11) 5583 0652 | (11) 94168 8856