Entenda como minimizar o impacto da chuva no solo, na sua rotina e na sua produtividade

No Brasil, o prejuízo anual chega a U$ 242 milhões em perdas de nutrientes através da erosão do solo, isso sem falar dos problemas com a compactação do solo, que acarretam em perda de 6 a 13% da produtividade (ESALQ/USP). Algumas medidas podem minimizar esses danos e o Cyan pode te ajudar com elas. Ter um solo saudável significa maior rentabilidade a curto e longo prazo, menos gasto e um futuro mais seguro.  O nosso compromisso em entendê-lo e preservá-lo aumenta cada vez mais.

A chuva afeta diretamente sua produtividade, seja pela erosão e pela perda de nutrientes do solo, que afeta o crescimento da planta, seja pelo remanejamento das atividades que ela exige. As condições climáticas estão entre os principais elementos que afetam o sucesso da safra, afinal, fatores como a temperatura e a umidade impactam diretamente o desenvolvimento da planta. O aumento da temperatura e modificações no regime da chuva podem provocar perdas significativas na produção. Para evitar, existem alguns métodos que podem proteger sua lavoura:

  1. Monitoramento das condições atmosféricas: não há como controlar as intempéries, mas o bom monitoramento das tendências atmosféricas ajuda a tomar medidas para proteger a produção. E não é só a presença ou a ausência de chuvas que devem ser consideradas: é preciso verificar também a regularidade e a distribuição das precipitações.
  2. Planeje as atividades a serem realizadas: assim é possível ajustar a sequência, antecipando ou adiando operações de plantio, colheita e tratos.
  3. Gerencie o tráfego das máquinas: as máquinas agrícolas precisam ser usadas de forma adequada para garantir que não causarão danos à lavoura. Na temporada de chuva, por exemplo, é preciso entender em quais dias é apropriado usar as máquinas. Se passarem sobre o terreno encharcado, elas podem atolar ou, ainda pior, compactar o solo, acarretando perda de macronutrientes e grandes danos à planta. É necessário planejar o tráfego, definindo um trajeto fixo sobre as áreas menos afetadas para minimizar impactos.

O Cyan pode te ajudar com essas estratégias. Com o Cyan Weather você tem um monitoramento em tempo real e com alta precisão geográfica, tornando possível entender como a chuva caiu sobre cada uma de suas fazendas para que seu planejamento seja otimizado e fique mais fácil tomar as próximas decisões, seja para a colheita, para o plantio ou para a aplicação de defensivos. Aliando os dados de chuva com as informações de NDVI e do balanço hídrico do solo dos nossos outros módulos, suas operações de preparo, plantio e tratos ficarão ainda mais completas.

É preciso entender melhor o ambiente para tomar as melhores decisões. Quer entender como o Cyan pode atuar nas diferentes etapas do seu planejamento e garantir que a sua produtividade seja a prioridade? Entre em contato conosco!

info@cyan-agro.com | (11) 5583 0652 | (11) 94168 8856