Entenda como utilizar informações sobre o NDVI e o Balanço Hídrico das suas fazendas para otimizar suas operações de preparo, plantio e tratos

A tecnologia tem trazido inovações dinâmicas e transformado o cenário do agronegócio brasileiro. Sabendo que o clima corresponde por até 50% da sua produtividade, o Cyan traz informações precisas sobre as variáveis que podem impactar suas operações de preparo do solo, de plantio e de tratos culturais, por exemplo. Aliando os valores de chuva com o balanço hídrico do solo e também com os dados de NDVI, essas atividades podem ser otimizadas.

Balanço Hídrico

As fazendas possuem solos diversos, recebem chuvas diferentes, e secam de modos diferentes. O Cyan utiliza a chuva diária registrada para cada fazenda para atualizar seu balanço hídrico diariamente. O mapa mostra a condição hídrica de cada uma representada em 4 cores:

  • Deficiência: Houve a falta de água para a planta. Longos períodos com deficiência podem ser muito prejudiciais à planta. Mas atenção: a área continua em deficiência, continua vermelha no mapa, mesmo que falte apenas 1mm para encharcar o solo;
  • Retirada: Ocorre quando a planta retira água do solo e nesse período não há ou é pequena a reposição de água no solo;
  • Reposição: Houve o abastecimento de água no solo. Em muitos casos a chuva faz com que a água seja somente reposta no solo, não causando um excesso;
  • Excesso: Houve o completo abastecimento de água no solo e um excesso que pode ter escorrido para outra área;

Assim, você pode não só decidir que tipo de defensivos utilizar de acordo com a chuva que caiu, mas também em que fazendas as máquinas podem atuar de acordo com a umidade absorvida pelo solo. Para isso, analisar o gráfico de CAD que a plataforma fornece é de grande utilidade.

O CAD é definido como o volume útil máximo de água disponível para a cultura, medido em mm. O Armazenamento é o volume de água armazenada no solo, também em mm. Uma analogia simples é ver a CAD como o limite máximo de uma caixa d’água e o armazenamento, como a água armazenada na caixa. Esse gráfico permite acompanhar como foi a recarga de água no solo nos últimos 90 dias, sendo útil para evitar operações que possam gerar compactação do solo.

NDVI

Com uma análise do módulo de NDVI, essa leitura de cada fazenda se torna ainda mais completa. O Cyan automatizou a coleta e o processamento de imagens de NDVI, e otimizou a forma de mostrar imagens e dados de NDVI para cada talhão produtivo. A escala NDVI vai de 0 (vermelho, terra exposta) a 1 (verde escuro, biomassa alta). Através do Índice de vegetação normalizado, você pode acompanhar as alterações na uniformidade de cada talhão e tomar ações corretivas logo no começo. Você pode acompanhar a velocidade de crescimento e medir o tamanho de manchas relacionadas a daninhas, pragas de solo, insetos, medir o tamanho de áreas queimadas ou afetadas por geada, e, assim, priorizar ações de manejo e combate.

Cyan é a única ferramenta capaz de correlacionar a curva de desenvolvimento de biomassa com a chuva diária e a temperatura média dos últimos 90 dias. Dessa forma, você pode contar a verdadeira história de cada talhão, sabendo como a cultura responde a cada dia de chuva, ou a falta dela.

Utilizando todas essas informações, você terá muito mais confiança no planejamento das atividades e muito menos perdas. Relacionando esses dados com as análises de campo, é possível acompanhar a saúde do talhão e detectar com antecedência problemas que impactariam na sua produtividade.

Não deixe o clima tornar seu trabalho ainda mais difícil! Entre em contato conosco!

info@cyan-agro.com | (11) 5583 0652 | (11) 94168 8856