A importância do monitoramento por imagens de satélite para sua safra

A sigla NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) pode ser traduzida livremente como Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, ou seja, ela é um índice que consegue analisar a condição real de uma plantação através do seu sensoriamento remoto. Esse monitoramento é um exemplo de como as imagens de satélite podem ser processadas digitalmente para otimização dos processos na agricultura.

O processamento destas imagens resulta em diferentes colorações, indicando quais são as áreas com maior atividade fotossintética e também as áreas com menor densidade da vegetação, ou com algum tipo de anomalia. Quanto maior o valor de NDVI, mais alta a taxa de fotossíntese da lavoura, representada pela cor verde. À medida que diminui o valor de NDVI a cor muda de tonalidade do amarelo para o laranja, finalizando na cor vermelha, que representa a ausência de vegetação. Dessa forma, o produtor pode analisar essas imagens, identificar potenciais problemas e tomar ações para corrigir falhas antes que se tornem grandes dores de cabeça, reduzindo gastos e evitando perdas.

Segundo nossos usuários, o NDVI pode ser útil em diversas etapas da safra, desde o planejamento, por exemplo, quando essa ferramenta permite verificar as condições dos talhões que serão trabalhados na próxima semana, até após o plantio, auxiliando no monitoramento de falhas e daninhas. Essa tecnologia possibilita que, ao menor sinal de problema, a equipe de operação seja alertada para ajustar o planejamento da semana ou mesmo agir na prevenção de maiores danos à cultura.

O uso de imagens de satélite para diagnóstico das condições das áreas agrícolas possibilita que o produtor esteja a par do que acontece em cada uma de suas fazendas de forma muito mais rápida e eficaz ao perceber a resposta das plantas em desenvolvimento em cada talhão. O NDVI é uma ferramenta excelente para visualizar áreas grandes e encontrar falhas de plantio e possíveis anomalias causadas por pragas. Quando o trabalho em campo é associado ao uso do NDVI, o resultado é a otimização das suas operações, menos perdas e maior produtividade.

Quer saber mais sobre o NDVI e entender como a Cyan pode atuar nas diferentes demandas do seu planejamento? Entre em contato conosco!

info@cyan-agro.com | (11) 5583 0652 | (11) 94168 8856