O NDVI como grande aliado ao combate de plantas daninhas

O NDVI é uma ferramenta excelente para visualizar e entender grandes áreas verdes, analisar a taxa fotossintética das plantações, encontrar falhas de plantio, de aplicação de herbicidas e possíveis anomalias causadas por pragas e ervas daninhas. Pode ser usada em diversas culturas em todas as regiões do Brasil, pois depende apenas das imagens de satélite. Conversamos com Marcos Kuva, especialista em plantas daninhas, para entender melhor como usar esse importante aliado para garantir a saúde da sua plantação de cana-de-açúcar.

As principais espécies problemáticas no cultivo de cana-de-açúcar são: mucuna, capim-colonião, braquiária, grama-seda, mamona e corda de viola. Essas plantas sugam os recursos do solo que deveriam estar indo para o desenvolvimento da cana, fazendo com que esta cresça menos que o esperado e produza menos açúcar ou até mesmo seque e morra. O aparecimento de cada espécie de mato se diferencia pelo tipo de solo e pelo clima a que forem submetidos. Com as imagens de NDVI combinadas às informações climáticas do local, o apontamento de anomalias é mais direcionado, otimizando as vistorias em campo, que são a forma mais eficaz de averiguar exatamente o que se passa na área afetada.

Para Kuva, é como se o NDVI fosse um exame de radiografia e a visita a campo, o exame detalhado feito no paciente. Através dessa radiografia, os outros exames podem ser mais específicos e eficientes. Da mesma forma com as imagens do índice de biomassa: analisando as imagens de NDVI, é possível definir uma área de prioridade e agir rapidamente naquele local, evitando que o problema se agrave e cause danos ao canavial e perdas na produtividade.

Em grandes áreas, o trabalho em campo é mais difícil, pois são muitas fazendas a serem visitadas. A análise dos índices de NDVI ajudam a filtrar os locais problemáticos e direcionar melhor os esforços. Com a integração dos dados de temperatura, umidade do ar e precipitação às imagens do módulo que a plataforma Cyan proporciona, a análise é otimizada e os ganhos são certos. Sem perda de tempo, com foco nas áreas mais importantes e antenado nas circunstâncias climáticas do local, as vistorias serão 100% aproveitadas.

Quer saber mais sobre o NDVI e entender como a Cyan pode atuar nas diferentes demandas do seu planejamento? Entre em contato conosco!

info@cyan-agro.com | (11) 5583 0652 | (11) 94168 8856