4° Workshop Cyan: inovação e melhores práticas

Clima x cultura, monitore múltiplos parâmetros da forma mais inteligente

 

No dia 25 de Novembro realizamos, de forma online, nosso 4° Workshop de inovação e melhores práticas. Nele estiveram presentes os principais representantes das usinas Abengoa, Agroterenas, Atena, Ascana, São José da Estiva, São Martinho, Santa Isabel, Vale do Paraná, Viralcool e Cevasa, responsáveis pelo planejamento, colheita e tratos. 

Para o evento, trouxemos Dr. Philipp Edson e Lucas Suzuki, ambos sócios do Cyan, além do nosso convidado e usuário Pedro Nogueira, supervisor de planejamento agronômico da Usina São José da Estiva e nosso convidado especial Dr. Marcelo Schneider, coordenador do INMET de São Paulo. Todos abordaram questões muito importantes e relevantes, referentes ao clima e à nossa plataforma, de forma que ressaltássemos a importância dessas informações para as usinas e suas atividades diárias, visando maior produtividade e aproveitamento do sistema Cyan. Discutimos temas como previsão climática, os impactos da La Ninã para as regiões dos presentes no evento, os aprimoramentos dentro do sistema que surgiram nos últimos três meses, as ferramentas em desenvolvimento e sobre um case de sucesso do sistema.

Nosso sócio Dr. Philipp Edson discorreu sobre as previsões climáticas para as regiões das usinas participantes com foco no fenômeno La Niña, que tem grande influência no clima global por suas oscilações e está presente nas previsões de 2021. Dr. Philipp ressaltou a importância da previsão climática mensal para o monitoramento do fenômeno e melhor planejamento de atividades agrícolas.

O Dr. Marcelo Schneider, nosso convidado especial, tratou sobre os aspectos gerais do clima com foco em La Niña 2021, abordando seus diferentes impactos em determinadas regiões e épocas do ano. Schneider abordou os fatores que indicam o fenômeno, correlações entre diferentes meses para determinadas áreas, considerações gerais para análises de previsões climáticas e a importância destas para tomada de decisões.

Nosso sócio Lucas Suzuki apresentou as novidades e aprimoramentos dentro do sistema Cyan, realizadas e futuras, que surgiram nos últimos três meses para auxiliar no planejamento e produções agrícolas, algumas ainda baseadas em ideias vindas de usuários, sempre visando a maior aplicabilidade dos dados no dia-a-dia da usina! Lucas também esclareceu sobre o uso, finalidade e importância das ferramentas em desenvolvimento, que facilitam o uso do sistema e simplificam a análise de dados.

Por fim, chamamos nosso outro convidado Pedro Nogueira, para falar um pouco sobre o case de sucesso da ferramenta Cyan Works em sua usina, como ferramenta de suporte em operações de identificação de áreas para reforma, aplicação de insumos e colheita. Pedro ressaltou como a ferramenta foi eficaz e beneficiou a equipe ao facilitar as operações dentro da usina, a partir da correlação de informações, análise de dados e tomadas de decisões.

Agradecemos a todos participantes, expositores e colaboradores do evento, que fizeram nosso 4° Workshop de inovação e melhores práticas ser um sucesso! Esperamos realizar mais eventos com conteúdos cada vez mais importantes e relevantes para nosso público.